sexta-feira, 18 de março de 2016

Cambé confirma o primeiro caso de Zika Vírus


Cambé confirma o primeiro caso de Zika VírusA Secretaria Municipal de Saúde Pública de Cambé confirmou dia 17 de março, o diagnostico do primeiro caso de Zika vírus na cidade. De acordo com a secretaria, a confirmação da doença veio por meio do teste “pesquisa de arbovírus” feito pelo Laboratório Central do Estado do Paraná-LACEN, que fica em Curitiba e gera mais um alerta para Cambé que apresenta números preocupantes. Já são 1.148 casos notificados de dengue e 167 casos confirmados, o que aproxima o município de uma possível epidemia, já que em cidades com 100 mil habitantes, 300 casos confirmados já configura epidemia.
A pessoa que contraiu o zika vírus é moradora do Jardim Silvino, bairro de Cambé que acumula maior número de casos de dengue confirmados. Maria da Penha tem 46 anos, trabalha em Londrina é faxineira e catequista e se mostra indignada com a falta de consciência das pessoas, “tive de ficar 12 dias afastada do trabalho, me senti debilitada demais, foi uma situação complicada. Eu cuido muito do meu quintal, procuro conversar com meus alunos na catequese sobre os perigos do Aedes aegypti, mas encontramos acúmulo de lixo, como televisão, baldes, entre outros objetos jogados em locais onde não deveria ter lixo. As pessoas não aprendem”.
Segundo a Saúde Pública, Maria da Penha nunca teve dengue e já está bem, já até voltou ao trabalho.
A Secretária de Saúde, Maria de Brito Lô Sarzi, que inclusive já foi diagnosticada três vezes com dengue, faz um apelo, “precisamos que as pessoas cuidem de seu espaço, de suas casas, cuidem de si. Enquanto jogarem lixo ou acumularem possíveis focos de dengue, essa doença não vai parar de nos prejudicar. É preciso ficar alerta sempre”. Ainda de acordo com a secretária, foi organizada uma ação pensando na conscientização das mulheres grávidas que estão muito preocupadas com o risco do zika vírus, “dia 21 de março, das 9 às 11 horas, haverá uma palestra na Praça CEU, onde o Infectologista Wilson Costa irá tirar as dúvidas das mulheres grávidas sobre o zika vírus”. A Praça CEU fica na rua Genésio Geraldo dos Santos, 451, Jardim Tarobá.
fonte: http://www.cambe.pr.gov.br/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário